Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Os alunos Guilherme Martins, 11 anos (a partir da esq.), Daiane Ferraz, 12, e Alice Cardoso, 12, do 6º ano, participam da ação
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Intendente Manoel Ribas foi premiada com o selo do Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). A instituição, localizada no distrito de Santo Antão, conta com 110 alunos cursando da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com o título "O Ser no Campo", conforme objetivo proposto, a instituição precisa buscar a sua própria identidade, onde ao olharmos para sua proposta pedagógica posamos ver o homem do campo identificado nela.
Escola Pão dos Pobres recebe selo da Unesco
São desenvolvidos inúmeros projetos que incentivam a cultura da paz, oficinas temáticas, pertencimento, horta, jardim suspenso, construção de brinquedos com material reciclado, atividades desportivas, cultivo de plantas e paisagens, coleta seletiva, conscientização no trânsito, entre outros. Destaque para o "Sabão ecológico", carro-chefe entre os projetos, onde os estudantes reaproveitam óleo de cozinha para a formulação do produto. O sabão é comercializado na própria comunidade, e esses recursos retornam para melhorias e projetos da escola.
- No momento que fomos certificados pela Unesco, a nossa comunidade, formada por professores, alunos e pais, se sentiu parte da educação. Foi despertada a sensação de pertencimento ao local em que vivem. Trabalhamos verificando o que é necessário para que a escola faça parte da comunidade. Os nossos alunos compartilham aquilo que eles querem fazer no colégio - declara a diretora do Intendente Manoel Ribas, Luciane Maffini Schlottfeldt.
Escola Chácara das Flores recebe selo da Unesco por projeto de sustentabilidade
Cada vez mais os estudantes querem ficar na escola, por isso o próximo objetivo é ampliar os horários de atividades no local. As ações são permanentes, tanto que no dia em que o Diário foi à escola, a maioria dos alunos vestia roupas brancas para simbolizar a cultura da paz.
- Os estudantes fazem parte da patrulha ambiental. Eles pedem para ficar no colégio. É um empenho de todos. Um entrosamento em prol da escola - complementa a vice-diretora do colégio, Mariane Rizzatti.
ENVOLVIMENTO
Cada aluno está inserido em um ou mais projetos, com o intuito de melhorar o ambiente que frequentam. No processo de produção de sabão, que tem por meta implantar a coleta e a reciclagem de óleo de cozinha, estão os alunos do 6º ano Guilherme Martins, 11 anos, Daiane Ferraz, 12, e Alice Beatriz Cardoso, 12.
Unesco premia projetos de escola do campo em Santa Maria
- Quando ficamos no colégio, no turno inverso, estamos fazendo um bem. A gente ajuda a cuidar. Sempre queremos estar aqui - destacou Alice.
A entrega do selo da Unesco ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de setembro, em Salvador, na Bahia.
INSTITUIÇÕES PREMIADAS
Rede municipal
- Altina Teixeira
- Vicente Farencena
- Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
- Chácara das Flores
- José Paim de Oliveira
- Pão dos Pobres
- Intendente Manoel Ribas
Particular
- Santa Catarina